Chat with us, powered by LiveChat

Dieta vs Exercício – Qual o mais importante na gestão do peso?

Vejo frequentemente pessoas a tentar definir ordem de importância entre dieta e exercício físico para alcançar melhores (e mais rápidos) resultados no emagrecimento, ou gestão do peso em geral. Mas será que um é realmente mais importante do que o outro?

 

É possível perder peso sem fazer dieta, apenas aumentando o exercício físico? Sim, é possível. E será possível perder peso apenas fazendo dieta, sem aumentar a prática de atividade física? Sim, para ambas as situações a resposta é afirmativa.

 

No entanto, se por um lado é possível perder peso apenas através da dieta, a determinado ponto a prática de exercício será imprescindível para conseguir a manutenção do peso alcançado. Por outro lado, utilizar apenas o exercício físico como motor neste processo, poderá não ser suficiente para alcançar os resultados pretendidos. Sobretudo quando, por compensação do aumento da atividade física, se verifica uma maior ingestão alimentar, de forma não orientada, que poderá condicionar a perda de peso. Já para não falar na saúde. Onde tanto uma alimentação equilibrada como a prática de atividade física assumem uma elevada importância.

 

Definir se alterar um destes hábitos é melhor do que fazer mudanças no outro (neste campo da gestão do peso) torna-se praticamente impossível de responder. Ambos estão tão interligados que não se pode esquecer ou sobrevalorizar um em relação ou outro.

 

Quando se decide introduzir o exercício físico no dia-a-dia (e é uma decisão muito inteligente), o impacto no metabolismo é bastante positivo, uma vez que contribui para o aumento do dispêndio energético diário. Juntamente com uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades individuais, não é apenas possível promover a perda de peso (e manutenção do mesmo) mas também a melhoria do bem-estar e saúde em geral.

 

 

 

Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comment

Leave a comment